A construção do protótipo inicial começou em julho de 1978, com a empresa se concentrando em duas variantes, o #BAE 146-100 e o BAE 146-200, que seriam mais tarde seguidos pelo BAE 146-300.
O primeiro 100 realizou seu voo inaugural em 3 de setembro de 1981 e recebeu sua certificação em 20 de maio de 1983, a certificação de tipo do BAE 146-200 seguiu no final do ano. O protótipo da Série 300 foi reconstruído a partir do protótipo da Série 100, e realizou seu voo inicial em 1º de maio de 1987, com certificação em setembro de 1987.
A capacidade máxima de assentos para a Série 100 era de 94 passageiros em um arranjo de seis fileiras, embora um arranjo de assento mais típico fosse para 82 passageiros. O BAE 146-200 tem capacidade máxima para 112 passageiros em filas de seis, embora as acomodações mais típicas fossem 85 passageiros em filas de cinco. O último dos jatos BAE 146 originais foi produzido em 1993. A produção total do BAE 146 (incluindo protótipos) foi de 222 máquinas.
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Initial prototype construction began in July 1978, with the company focusing on two variants, the #BAE 146 Series 100 and the stretched BAE 146 Series 200, which were to be later followed by the further stretched BAE 146 Series 300.
The first Series 100 performed its maiden flight on 3 September 1981 and received its certification on 20 May 1983, type certification of the BAE 146-200 followed later in the year. The Series 300 prototype was rebuilt from the prototype Series 100, and performed its initial flight on 1 May 1987, with certification in September 1987.
Maximum seating for the Series 100 was 94 passengers in a six-across row arrangement, though a more typical seat arrangement was 82 passengers. The BAE 146-200 has maximum seating for 112 passengers in rows of six, though more typical accommodations were 85 passengers in rows of five. The last of the original BAE 146 jetliners was produced in 1993. Total BAE 146 production (including prototypes) amounted to 222 machines.
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