As semanas que antecederam o carnaval foram marcadas por dezenas de consultas para destinos costumeiramente visitados neste feriado; Sul da Bahia, Punta del Este, Litoral Paulista, Salvador e Recife/ Noronha, lideraram as intenções de turistas brasileiros e estrangeiros.
Tudo fluia normalmente neste período, com poucas aeronaves disponíveis para tamanha procura de voos, até que o domingo, dia 19/02, surpreendeu a todos com a uma grande e intensa chuva, que destruiu parte do municipio de São Sebastião e suas principais praias.
Já no domingo começamos a receber consultas de resgates por helicóptero.
A principal dificuldade foi propor que estes resgates fossem realizados a partir de helipontos homologados, já que são poucos na região.
Na manhã da segunda-feira, os próprios solicitantes dos resgates começaram a procurar opções de locais de pouso e algumas alternativas se apresentaram como terrenos e pequenos campos de futebol.
Sem ter acesso as condições do solo nestes locais, nossa primeira resolução foi evitar apresentar soluções em helicópteros sem esqui e com trem de pouso retrátil, com rodas e pneus. O perigo de um helicóptero de mais de 5 toneladas "afundar" na grama e ter sua estrutura danificada e tornar estes locais de pouso impraticáveis era alto.
Focamos os resgates em helicópteros com esqui, exclusivamente.
Os helicópteros deixavam São Paulo com mantimentos e voltavam com passageiros. Familias inteiras, voos compartilhados entre vizinhos, pessoas que nunca pensaram em utilizar este modal, viveram a experiencia de se beneficiar de alguma maneira da versatilidade do helicóptero.
Foram 80 pessoas resgatadas. Muito pouca gente perto do tamanho da catastrofe.
Focamos na segurança operacional sempre, e infelizmente não conseguimos atender a mais pessoas, por limitações como locais inadequados de pouso, falta de disponibilidade de máquinas homologadas para este fim e condições meteorologicas adversas.
Queremos de alguma maneira nos solidarizar com todas as vitimas deste acontecimento, oramos para que tudo se normalize o quanto antes e que as pessoas que tiveram perdas com vitimas fatais sejam abençoadas e tenham paz para viverem seus lutos.
Equipe Fly Vulcan
Comments